Comunicação para Sustentabilidade


A sustentabilidade é uma questão de consciência. E os Indicadores não são lei nem autorregulamentação.  Sua força está em nos apontar caminhos para a melhor consciência em nossas práticas socioambientais. Para comunicar bem, as agências de publicidade precisam que os clientes façam bem – é uma interação que sempre existiu e que poderá ser aprimorada mais ainda em favor das empresas envolvidas e de toda a sociedade.
O que é sustentabilidade
Sustentabilidade é a qualidade daquilo que se sustenta. A mobilização global em torno desse conceito nasce da percepção de que o futuro só será sustentável se buscarmos o desenvolvimento econômico, preservando os recursos ambientais para as próximas gerações e gerando meios para que se promova um melhor equilíbrio no desenvolvimento social. Uma empresa que atua num padrão sustentável considera o impacto potencial de seus processos e produtos tanto no meio ambiente como em toda a sociedade. Para isso, considerando sua importância como agente social, deve incorporar rotinas que estimulem novos caminhos para o desenvolvimento socioambiental.
A criação dos Indicadores busca trazer o conceito da sustentabilidade para a prática profissional e para aquilo que a agência sabe fazer melhor: comunicação.
O que são indicadores
O termo “indicador” tem origem no latim “indicare”, verbo que significa apontar. Indicadores servem, portanto, para indicar um caminho. Ou melhor, possibilidades de caminhos. São trilhas que ajudam a agência a pensar maneiras de conduzir o negócio tendo em vista questões socioambientais e econômicas que estão na pauta do mundo inteiro. Por exemplo: não dá para ignorar a pobreza, o preconceito, a poluição e a degradação ambiental. A pergunta é: como a agência pode contribuir para minimizar esses problemas sem se desviar de seu objetivo primário, que é construir marcas e promover vendas para seus clientes?
A ideia é estimular as agências a colocar essas questões em pauta na hora de criar um anúncio, de discutir um planejamento, de definir um mapa de mídia, de contratar um fornecedor etc.
A sustentabilidade é produto de uma ação coordenada por mentes impregnadas pela ideia da responsabilidade socioambiental.
Os Indicadores de Sustentabilidade foram planejados para permitir à empresa identificar caminhos possíveis para aprimorar sua gestão e seus processos. Existem dois tipos de indicadores: o primeiro, denominado indicador de profundidade, mostra que as empresas podem evoluir de estágios iniciais para estágios avançados, mostrando ações que podem ser implementadas; o segundo, denominado indicador processual, apresenta questões binárias (sim/não) para observar se políticas, práticas de gestão e processos foram implementados em toda a organização.
Por que são necessários
Os Indicadores são necessários porque a sustentabilidade é hoje um assunto incontornável. As agências vão ter, necessariamente, que lidar com a questão, principalmente pela necessidade de posicionar-se frente às críticas cada vez mais intensas às atividades ligadas ao consumo.
Os Indicadores auxiliam a enxergar com clareza como são a práticas atuais da agência e como elas poderão ser aperfeiçoadas nas relações com empregados, fornecedores e clientes, além de colaborar numa melhor avaliação dos impactos do produto do trabalho da agência na sociedade.
Os Indicadores trazem para o cotidiano das agências as questões socioambientais e éticas que, atualmente, estão em pauta em todas as áreas do conhecimento. 
Objetivos
Difundir o conceito de sustentabilidade no âmbito das agências de comunicação.
Colaborar – como ferramenta de gestão – para que as agências pensem seu negócio tendo em vista os impactos socioambientais.
Contribuir para o desenvolvimento de práticas sustentáveis nas agências de comunicação.
Oferecer subsídios para o desenvolvimento de indicadores de sustentabilidade para a indústria da comunicação como um todo.
Contribuir para a consolidação de uma imagem ética e íntegra desta indústria frente a outros e em especial à sociedade civil.
Motivar as agências de comunicação a disseminar práticas sustentáveis nas mensagens publicitárias, colaborando com a educação da população (o que ocorreu, por exemplo, com o creme dental no passado e pode ocorrer hoje em relação à preservação ambiental e ao respeito à diversidade).  

Fonte: Luiz Henrique Lopes

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